Carro com pneu furado é sempre uma dor de cabeça. Se seu pneu furou, a solução imediata é sempre o substituir pelo estepe, mas no longo prazo é necessário decidir entre consertá-lo ou substituí-lo por um novo. Para tomar essa decisão da maneira correta, o pneu deve ser avaliado por um especialista, pois o tamanho do furo ou rasgo pode determinar se o conserto é ou não possível. Além disso, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas para fazer a escolha mais adequada e segura, já que nem toda avaria pode ou deve ser reparada.
Pneu de carro furado só pode ser consertado se os furos estiverem localizados na região da banda de rodagem, caso o ângulo de penetração seja muito agudo, os danos podem ser irreparáveis. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todos os tipos de pneus podem ser consertados desde que o furo não passe de 6 milímetros de diâmetro, caso passe disso, o pneu deve ser trocado. Os pneus radiais até 190 km/h suportam até dois reparos, já os radiais com velocidade superior, apenas um e os pneus diagonais podem passar por até 3 consertos.
Contudo, como dissemos, o tamanho e a profundidade do furo ou rasgo não é o único fator que deve ser considerado ao tomar a decisão entre substituir ou consertar um pneu, outras condições devem ser consideradas:
O tempo de vida da carcaça deve ser inferior a 5 anos;
Não pode estar contaminado por produtos derivados de petróleo;
Não pode apresentar avarias nos talões, flancos ou ombros;
Não pode ter atingido os indicadores de desgaste (TWI).
Caso o pneu atenda a todos esses requisitos, o reparo é possível, permitindo que você aguarde um pouco mais para fazer a troca. Entretanto, se qualquer um desses fatores estiver fora do padrão recomendado, significa que seu pneu furado do carro está condenado e que você deve fazer a troca por um novo.
Se você optar pelo conserto, para sua segurança, ele deve ser realizado por um profissional experiente e qualificado, que garanta o uso das ferramentas e materiais adequados para fazer os reparos, seguindo todas as instruções dos fabricantes. Os processos, desde a limpeza até o preenchimento dos furos devem ser feitos de maneira cuidadosa para evitar infiltração de umidade, que pode deteriorar a estrutura, comprometendo a vida útil do produto e a sua segurança. Se feito de maneira adequada, seguindo todas as normas recomendadas para cada tipo de pneu, é provável que suas características sejam mantidas, podendo ser usado normalmente, sem prejudicar seu desempenho.
Dica! Pode ocorrer de você ter um pneu furado a noite. Lembre-se de ter uma lanterna no carro, pois apenas a luz do celular pode não ser suficiente para te auxiliar na troca pelo estepe.