O que é mobilidade sustentável e sua aplicação no mercado automotivo
Cuidar do meio ambiente requer ações cada dia mais urgentes em todos os setores e indústrias, isso não é diferente no mercado automotivo. Por isso, precisamos falar de mobilidade e sustentabilidade.
O que é mobilidade sustentável?
A mobilidade sustentável refere-se à adoção de meios de transporte que ofereçam um impacto reduzido no meio ambiente, tanto em termos de emissões de poluentes quanto no consumo de recursos naturais. Formas de locomoção “mais limpas” podem ser feitas por veículos elétricos, transporte público, bicicletas e caminhadas.
Além da utilização de meios de transportes sustentáveis e ecologicamente eficientes, a mobilidade urbana brasileira busca incentivar o uso racional do espaço, tornando as cidades mais acessíveis àqueles que as habitam.
Como a mobilidade sustentável se aplica no mercado automotivo?
No mercado automotivo, podemos ver vários exemplos de como a mobilidade sustentável impulsiona a inovação e desenvolvimento de nova tecnologia para o setor.
Tecnologias de eficiência de combustível
Motores mais eficientes, transmissões de velocidade variável e sistemas de recuperação de energia são alguns exemplos de como, mesmo nos veículos tradicionais movidos a gasolina ou diesel, é possível incorporar tecnologias que melhorem a eficiência de combustível.
Veículos elétricos, híbridos e plug-in
Os veículos elétricos estão se popularizando como uma alternativa mais sustentável aos veículos tradicionais movidos a combustíveis fósseis. Alimentados por baterias recarregáveis, eles não emitem poluentes durante a condução, ajudando a reduzir a poluição do ar e as emissões de gases de efeito estufa. Outras alternativas são os veículos híbridos, que combinam um motor a combustão interna com um motor elétrico, aumentando a eficiência e reduzindo emissões, além dos veículos híbridos plug-in, que são uma variante que pode ser recarregada em uma tomada elétrica, permitindo uma maior autonomia no modo totalmente elétrico.
Sustentabilidade nos pneus
A mobilidade sustentável também se estende amplamente aos componentes essenciais de um veículo, como os pneus.
- Os fabricantes de pneus estão considerando novos materiais sustentáveis em suas formulações, como por exemplo a composição de borracha natural ao invés da borracha sintética, feita a partir do petróleo. Os materiais renováveis como óleos vegetais e fibras naturais também são pesquisados para diminuir a dependência de materiais não- renováveis.
- Tecnologias que prolongam a vida útil dos pneus, como compostos que reduzem o desgaste e a degradação, além de sistemas de monitoramento da pressão dos pneus para garantir uma calibragem correta, aumentam a eficiência e diminuem o descarte de resíduos.
- Fabricantes estão projetando pneus com padrões de banda de rodagem e compostos que minimizam a resistência ao rolamento, melhorando assim a eficiência de combustível dos veículos. Conheça a linha de pneus Bridgestone Ecopia, que foi pensada para cuidar do planeta. Reduzir a resistência ao rolamento não só melhora a economia de combustível, mas também reduz as emissões de gases de efeito estufa.
A mobilidade sustentável está se tornando uma prioridade para o mercado automotivo conforme os consumidores e os governos buscam reduzir a pegada de carbono e minimizar os impactos negativos do transporte no meio ambiente e na saúde humana. Tecnologias inteligentes e soluções de mobilidade inovadoras são os nossos principais aliados nesse desafio.
Conheça o compromisso global de responsabilidade social da Bridgestone baseado em três áreas prioritárias: Mobilidade, Pessoas e Meio Ambiente.