O QUE É UM PNEU E SUAS FUNÇÕES BÁSICAS

  • Tecnologia de pneus

O QUE É UM PNEU?

O pneu é o único ponto de contato entre o veículo e o solo, e ele é formado por diversos componentes, que vão diferir de acordo com a construção. Quando vemos o pneu pelo lado de fora, apenas enxergamos algumas de suas partes.

 

COMO ESCOLHER O PNEU ADEQUADO?

A medida do pneu original, assim como os opcionais, é definida pela própria montadora do veículo. A Bridgestone do Brasil não recomenda utilização de pneu com medida ou índice de carga diferentes da original ou opcional, normalmente constantes no manual do veículo.  

Também é importante ressaltar que a utilização de pneu com índice de carga inferior ao homologado pela montadora acarretará na perda de sua garantia. 

 

FUNÇÕES BÁSICAS DE UM PNEU

Alterar e manter a direção do veículo, absorver impactos, transferir forças de tração e frenagem e suportar cargas são as principais funções de um pneu, e o mais importante é entender que elas acontecem simultaneamente.

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

PARTES DE UM PNEU

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

CONHEÇA AS PARTES DA BANDA DE RODAGEM:

 

• Única parte do pneu em contato com o solo.

• Resistência ao desgaste, corte e penetrações.

• Projetada para dissipar o calor.

• Tem características para aderência em pisos secos e molhados.

• O desenho da banda de rodagem influencia diretamente na emissão de ruído e na drenagem da água.

 

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

O OMBRO:

• Área de grandes esforços, pois recebe força lateral em curvas.

• Não se recomenda fazer consertos nesta área.

• Geralmente tem desgastes excessivos.

• Tem arrastes intermitentes.

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

A LATERAL:

• Borracha com propriedades específicas.

• Resistência à fadiga gerada pela grande solicitação de flexão e extensão.

• Resistência a intemperismo (envelhecimento devido ao tempo de exposição a ações climáticas).

• Sofre abrasões intermitentes.

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

O TALÃO:

• Formado por fios de aço banhados por cobre e revestidos individualmente por borracha, para evitar a oxidação e facilitar a adesão. 

• Fixa o pneu na roda, de maneira a evitar o vazamento de ar e garantir que não ocorrerá destalonamento durante a solicitação normal de uso.

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

A CINTA ESTABILIZADORA:

• Lona formada por fios de aço de configurações específicas para determinadas aplicações.

• Revestida de borracha para facilitar a adesão com outros compostos de borracha.

• Tem a função de proporcionar estabilidade na zona de rodagem, proteger a carcaça de impactos e perfurações, além de restringir o diâmetro do pneu.

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

 

A CARCAÇA:

• Formada por cordonéis de Poliéster, Nylon ou Aço.

• Resiste a pressão, suporta peso, choques, esforços gerados pelo torque de motor e aquecimento gerados por alta velocidade.

• As lonas de corpo recebem uma camada de borracha de ambos os lados para aumentar a adesão e evitar atrito interno.

• Tem influência direta no desempenho do pneu: Dirigibilidade, Conforto e Durabilidade.

 

 

Fonte imagem: Manual Técnico Passeio e Caminhonete Bridgestone

 

O ESTANQUE OU LINER:

• Revestimento interno formado por camadas de borracha.

• Estanca o vazamento de ar comprimido, evitando a perda de pressão do pneu.

• Protege a carcaça contra umidade.

• Aplicado nos Pneus Sem Câmara de Ar.

 

“CABELINHOS” NOS PNEUS NOVOS

Os “cabelinhos” dos pneus são resultado dos “respiros” dos moldes de fabricação, sua função é evitar que ar fique retido no momento da vulcanização do pneu. 

No momento da vulcanização, o pneu é inflado dentro do molde e pequenas quantidades de borracha escoam por estes pequenos canais (respiros), eliminando eventuais bolhas de ar que poderiam ficar retidas na superfície do pneu e criar um aspecto não adequado ao produto.

Porém, é importante ressaltar que a existência ou não desses “cabelos” nos pneus não interfere na segurança e qualidade do produto.

 

LISTRAS COLORIDAS

A finalidade das listras na circunferência dos pneus é simplesmente auxiliar na identificação, nos armazéns da fábrica ou das revendas autorizadas, da medida (tamanho) dos produtos.

Por exemplo, pneus da medida 165/70R13 têm uma listra de determinada cor, 175/70R13 de outra cor, 185/70R13 de uma outra cor, etc. Algumas medidas e/ou modelos podem ter 2 listras ou mais.

Essas listras não são obrigatórias e, portanto, têm pneus que não as possuem.

Exemplo:

 

Fonte imagem: Boletim Técnico Informativo Engenharia de Vendas - EV 005/2008 R.4

 

ESCLARECIMENTO SOBRE T.W.I.

De acordo com a resolução Nº 558, de 15/04/1980, do Contran - Conselho Nacional de Trânsito, os pneus devem ser fabricados ou reformados com indicadores de desgaste (TWI – Tread Wear Indicator), colocados no fundo do desenho da banda de rodagem, que demonstram que o pneu atingiu o limite de desgaste permitido, estabelecido pela própria norma, que é de 1,6 mm.

Ou seja, é proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores, ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.

• As principais implicações em utilizar pneus abaixo do limite de segurança:

• Aumenta a propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca;

• O espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em pista seca;

• Não dão drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas;

• Aumenta o risco de estouros.