- No último ano, as vendas de pneus recapados pela Bandag na América do Norte foram 9% superiores a 2021.
- No Brasil, mais de 1,8 milhão de pneus de carga foram recapadas pela Rede Credenciada Bandag.
- Iniciativa está alinhada com o valor Ecology, do Bridgestone E8 Commitment, em promover o avanço de tecnologias e soluções que preservem o meio ambiente para as gerações futuras.
São Paulo, 05 de abril de 2023 – A Bridgestone Américas fechou 2022 com um aumento recorde na reforma de pneus em relação a 2021. Com um crescimento de 9% comparado a 2021, a empresa contabilizou mais de 7 milhões de recapagens na América do Norte e prevê um crescimento contínuo em 2023. Parte disso se dá pelo investimento de US$ 60 milhões na fábrica de bandas de rodagem em Abilene, Texas, para aumentar a capacidade de produção.
No Brasil, a empresa possui duas unidades fabris sendo uma em Campinas SP e outra em Mafra SC e conta com mais de 115 Recapadores Credenciados estrategicamente localizados nos estados brasileiros. Em 2022, a empresa registrou mais de 1,8 milhão de carcaças recapadas pela sua Rede, obtendo um crescimento superior a 6% nas vendas do serviço, comparado a 2021. Para 2023, a expectativa é continuar crescendo com os investimentos superiores a R$68 milhões em suas plantas.
A recapagem é uma solução que prolonga o tempo de utilização do pneu de carga e diminui os custos operacionais gerais. Se realizado por um revendedor credenciado, o pneu de carga reformado pode rodar igual ou mais do que um pneu novo e com 1/3 do valor original. Além disso, motoristas e frotistas adeptos à recapagem contribuem para uma economia circular reduzindo o impacto ambiental dos pneus em fim de vida útil.
Em 2022, a recapagem de bandas, que responde por quase metade do mercado norte-americano de recapagem, apresentou melhorias ambientais:
· 105 milhões de galões de óleo economizados.
· 132 mil toneladas de resíduos de aterros sanitários evitados.
· 93 mil toneladas de resíduos de pneus evitados.
· 5,6 bilhões de KwH de energia economizada, o que equivale a alimentar 500.000 casas nos EUA por um ano inteiro.
No Brasil, a unidade de Campinas registrou uma economia de 930.600 litros de petróleo e 18.600 toneladas de borracha deixaram de ir para aterro. Em energia, constatou-se uma economia que poderia abastecer 976 casas.
"Cada vez mais a recapagem de pneus de carga se torna essencial para motoristas, frotistas e para o meio ambiente. Ela proporciona o mesmo desempenho confiável dos pneus de carga novos, além de auxiliar na redução do custo por quilômetro” explica Marcos Aoki, Diretor Comercial da Bridgestone no Brasil.
Através do processo de fabricação patenteado da Bandag, manteve cerca de 300 milhões de pneus fora do fluxo de resíduos e economizou mais de 4 bilhões de galões de óleo ao longo dos anos. A integração vertical da Bandag com a Bridgestone ajudou a reduzir os desafios da cadeia de abastecimento durante a pandemia da COVID-19 e além dela.
A expansão contínua da recapagem da Bridgestone faz parte do Compromisso E8, que consiste em 8 valores semelhantes aos da Bridgestone, começando com a letra "E" (Energy, Ecology, Efficiency, Extension, Economy, Emotion, Ease, and Empowerment) que a empresa se compromete a implementar junto com os funcionários, sociedade, parceiros e clientes para criar uma sociedade sustentável.