Como entender e evitar os danos nos pneus

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DESGASTE PREMATURO

 

O desgaste prematuro dos pneus pode ocorrer por diferentes fatores, grande parte deles por conta de mau uso ou descuido na hora de dirigir. Para evitar o desgaste prematuro, vale prestar atenção a algumas dicas:

-    Calibre corretamente e regularmente seus pneus

-    Evite sobrecarga

-    Faça o rodízio corretamente

-    Mantenha os pneus balanceados e o veículo alinhado

-    Evite frenagens e/ou arrancadas bruscas

 

Causas de desgaste irregular nos pneus

O desgaste irregular em pneus pode estar relacionado a alguns fatores. Seguem exemplos de possíveis causas do desgaste irregular:

—  Desalinhamento de rodas

— Rodízio dos pneus não efetuado no tempo devido

—  Eixo torto

—  Pressão baixa e/ou sobrecarga, pressão excessiva

—  Desbalanceamento das rodas

—  Utilização de estradas com alto grau de inclinação

—  Combinação inadequada de pneus e aros

As nossas principais recomendações são:

—  Corrigir desalinhamento e/ou desbalanceamento das rodas

—  Executar o rodízio, para que o padrão de degaste se torne uniforme. Se necessário, inverter os pneus nos aros

—  Corrigir irregularidades mecânicas

— Manter pressão adequada e evitar sobrecarga

—  Mover os pneus para o eixo de tração quando for constatado desgaste no ombro nos pneus dianteiros

 

Causas de rachaduras na lateral do pneu

As rachaduras nas laterais (flancos) do pneu indicam que o produto pode ter sofrido algum impacto, o que pode ter afetado a estrutura do pneu. Procure uma revenda de pneus com profissionais capacitados para análise (consulte o SAC da Bridgestone).


            Os pneus nestas condições não devem ser reparados e a orientação é a de substituição imediata.

 

Causas de bolhas nos pneus

As bolhas (saliências/protuberâncias) que aparecem nos pneus, na parte interna ou externa, são normalmente ocasionadas por impacto contra obstáculos na pista ou contra o meio-fio. Esses impactos podem ocasionar o rompimento das lonas ou emendas internas e alteram a forma da borracha.

A recomendação é retirar de uso os pneus com bolhas