O que você precisa saber sobre remendo de pneus

remendo

Você sabia que se o seu pneus apresenta danos nos flancos ou cortes superficiais nem sempre significa que ele precisa ser substituído? O remendo de pneus é uma boa opção, essa é uma solução conveniente quando o pneu sofre pequenos danos. Mas existem várias considerações importantes a serem levadas em conta antes de optar pelo remendo.

•Tamanho e localização do dano: em geral, os remendos são adequados para perfurações pequenas na banda de rodagem, não pode ser superior a 6 mm de diâmetro. 

•Avaliação profissional: é fundamental que um profissional qualificado avalie o dano antes de decidir se o pneu pode ser remendado. 

•Pneus Run-Flat: pneus "run-flat" têm paredes laterais reforçadas para permitir que você continue dirigindo mesmo com um furo. No entanto, não é aconselhável remendar pneus run-flat, pois a estrutura interna é mais complexa e o risco de comprometer a segurança é maior.

•Remendo de qualidade: esse é um ponto essencial: utilize sempre remendos de alta qualidade. Remendos de baixa qualidade podem não selar efetivamente o furo e podem se soltar com o tempo, tornando o pneu inseguro.

Qual o melhor tipo de remendo para pneu

Considerando que a qualidade do remendo é um ponto crucial, é preciso saber qual o melhor tipo de remendo para pneu:

Remendos de pneu com válvula embutida

Estes remendos vêm com uma válvula de ar embutida, o que significa que, além de selar o furo, também permite inflar o pneu diretamente através do remendo. São convenientes e oferecem uma solução rápida.

Remendos de pneu sem válvula:

Este tipo de remendo requer que o pneu seja removido da roda para a aplicação, pois não possui uma válvula de ar incorporada. É uma opção mais tradicional e pode ser mais durável em alguns casos.

Remendos de pneu de composto universal:

Estes remendos são versáteis e podem ser usados em uma variedade de situações. Eles são projetados para funcionar em diferentes tipos de pneus e podem ser uma escolha sólida se você lida com uma variedade de veículos.

Remendos radiais e diagonais:

Os remendos radiais são específicos para pneus radiais, enquanto os remendos diagonais são projetados para pneus diagonais. É importante usar o tipo correto para garantir uma vedação eficaz.

Remendos de pneu sem câmara:

Estes remendos são projetados para pneus sem câmara, que são comumente encontrados em motocicletas e alguns veículos off-road. Eles são formulados para vedar adequadamente os pneus sem câmara de ar.

Remendos de pneu a frio e a quente:

Os remendos a frio não requerem calor durante a aplicação, enquanto os remendos a quente necessitam de uma fonte de calor para aderir completamente. A escolha entre os dois dependerá das ferramentas disponíveis e das preferências do reparador.

O que é a vulcanização de pneus?

A vulcanização é um tipo de reparo de pneus que envolve o preenchimento da área danificada com um material semelhante à borracha e, em seguida, aquecendo-o para criar uma ligação sólida com o pneu. Esse processo pode ser realizado internamente (vulcanização a frio) ou externamente (vulcanização a quente) no pneu.

É seguro andar com pneu vulcanizado?

As considerações que devemos ter para o uso de pneu vulcanizado são basicamente as mesmas dos remendos de pneus no geral: a segurança de andar com um pneu vulcanizado depende significativamente do tamanho e da localização do dano. A chave para a segurança dos pneus vulcanizados está na qualidade do reparo e do serviço realizado.

O remendo de pneus pode ser uma solução econômica, mas requer cuidado e avaliação profissional. Certifique-se de que o reparo seja feito corretamente, usando materiais de alta qualidade. Dessa forma, diferentemente de um reparador instantâneo de pneus, aplicado pelo próprio motorista em uma emergência apenas para chegar até a borracharia, o remendo de pneus pode ser uma solução definitiva até a necessidade da troca real dos pneus.