Tipos de pneus e bandas de rodagem

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Diferença entre pneu Radial e Diagonal – Linha Passeio

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Fonte imagem: Manual de Informações Técnicas Bridgestone Firestone

No tipo de construção Radial, o corpo dos cordonéis (arames de aço ou tecido) está alinhado na transversal do pneu e perpendicular aos talões. Pneus radiais possuem cintas de lona, também chamadas de lonas estabilizadoras, que acompanham a circunferência do pneu para estabilizar e reforçar a área da rodagem e proporcionar flexibilidade para a lateral. Através da limitação dos movimentos da rodagem durante o contato com o solo, as cintas de lonas prolongam a vida útil.

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Fonte imagem: Manual de Informações Técnicas Bridgestone Firestone

Já os pneus de construção Diagonal, também conhecidos como convencionais, possuem duas, quatro ou mais lonas de corpo que cruzam em certo ângulo a linha de centro da rodagem, que reforçam a lateral e a área da rodagem.

É importante sinalizar que ambos os tipos de construção, radial ou diagonal, podem ter câmara ou não.

Tipos de Desenho – Banda de Rodagem

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SIMÉTRICO

O desenho da banda de rodagem Simétrico é disposto em partes iguais em ambos os lados. É o desenho tradicional, mais encontrado nos pneus disponíveis no mercado. Tem como vantagem a facilidade no ato do rodízio, (não demanda uma direção específica de montagem).

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ASSIMÉTRICO

O desenho da banda de rodagem Assimétrico é disposto em partes diferentes em ambos os lados (interno e externo). Este tipo de pneu concilia exigências opostas; maior aderência em piso seco e eficiente escoamento de água em piso molhado.

Aceita todos os esquemas de rodízio.

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UNIDIRECIONAL

Já o Unidirecional é para um pneu com orientação específica de direção (sentido de rodagem). Tem design esportivo e arrojado e promove um excelente escoamento de água, maximizando a performance em piso molhado.

Ao efetuar o rodízio, deve-se manter o mesmo lado de montagem, a não ser que se desmonte o pneu para inverte-lo no aro antes de passar para o lado oposto.