Troca de pneus: qual é a melhor hora para trocar?

Trocar Pneus

Quando pensamos em manutenção para garantir a segurança de um veículo a troca de pneus está entre os principais itens da lista. Mas como saber quando a substituição dos pneus deve ser feita? Quantos km são indicados para fazer a troca de pneus? Confira algumas dicas essenciais.

 

Como saber quando trocar os pneus?

Se você sabe exatamente a data em que fez a última troca de pneus, você pode considerar essa informação para calcular o tempo de vida útil que os pneus ainda possuem. Em média, o tempo máximo de utilização de um pneu é em torno de 4 a 5 anos. Mas, mais importante do que o tempo é a quilometragem dos pneus, uma vez que um motorista trabalhar dirigindo, ou seja, rodando todos os dias da semana em horário comercial, por exemplo, enquanto outro dirige apenas aos finais de semana. Por isso, considera-se, em média, que a troca é recomendável entre 40 e 60 mil quilômetros.

Alguns fatores como o clima, a pressão, a umidade e até a temperatura podem reduzir muito essa expectativa, portanto também é preciso fazer uma constante observação de alguns quesitos como:

Desgaste da banda de rodagem

A profundidade dos sulcos na banda de rodagem é um indicador crítico. Pneus novos geralmente têm uma profundidade de sulco de cerca de 8 a 9 mm. Muitos países estabelecem uma profundidade mínima legal (geralmente em torno de 1,6 mm), mas é aconselhável substituir os pneus quando a profundidade dos sulcos atingir 3 mm ou menos para manter um desempenho seguro.

Danos irreparáveis

Pneus com cortes, rasgos, bolhas ou outros danos significativos não são seguros e devem ser substituídos imediatamente.

Desgaste desigual

Se um pneu desgastar de forma desigual, isso pode ser um sinal de problemas no veículo, como desalinhamento ou problemas de suspensão. Nesse caso, é importante resolver a causa do desgaste desigual e considerar a substituição dos pneus afetados.

Mudanças de estação

Em regiões com estações distintas, é comum trocar os pneus de verão por pneus de inverno e vice-versa. Certifique-se de realizar essa troca no momento apropriado para as condições climáticas.

Reparos anteriores

Pneus que foram reparados anteriormente devem ser monitorados com cuidado. Se o reparo não for de alta qualidade ou se ocorrerem problemas, a substituição pode ser necessária.

Desempenho insatisfatório

Se você perceber que seus pneus não estão proporcionando a aderência e o manuseio desejados, mesmo que o desgaste da banda de rodagem seja adequado, pode ser hora de considerar a substituição.

Fazer essa observação e análise periodicamente garante que você tenha sempre pneus adequados para rodar, evitando outros tipos de problemas com o carro e garantindo a segurança ao dirigir. Se você já avaliou seus pneus e chegou à conclusão que é a hora de trocá-los, confira os passos básicos para seguir:

Escolha os pneus novos

Selecione os pneus novos mais adequados para o seu veículo. Opte por marcas reconhecidas no mercado pela qualidade e tecnologia, depois consulte as recomendações do fabricante de pneus sobre qual o modelo de pneu ideal para o seu tipo de carro.

Encontre uma oficina de confiança

Marque uma consulta em uma oficina confiável. Peça indicação aos amigos ou veja as avaliações do estabelecimento pela internet.

Entregue o veículo

Leve o veículo à oficina na data e hora agendadas. Certifique-se de estar com a documentação do veículo, caso seja necessário.

Retirada do veículo

Aproveite para tirar dúvidas e perguntar sobre se as etapas de balanceamento e calibração foram feitas.