Bridgestone e Fisker formam parceria para construir um inovador carro elétrico

Compartilhar

• A inovadora empresa automotiva Fisker escolheu a Bridgestone como parceira exclusiva para o fornecimento de pneus para o Ocean, seu veículo 100% elétrico que começará a ser produzido em 2022
• A Bridgestone está ultrapassando os limites da inovação com pneus desenvolvidos exclusivamente para o Fisker Ocean, incluindo o Potenza Sport, com tecnologia ENLITEN superleve para um desempenho mais eficiente e sustentável, e pneus Alenza Sport, que proporciona performance de qualidade em qualquer estação climática. 
• A parceria visa fortalecer a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, de P&D ao desenvolvimento de produto, da manufatura ao varejo.  

Os pneus da Bridgestone projetados exclusivamente para a Fisker estarão disponíveis em dois tamanhos: 255/50 R20 e 255/45 R22
Os pneus da Bridgestone projetados exclusivamente para a Fisker estarão disponíveis em dois tamanhos: 255/50 R20 e 255/45 R22

BRUXELAS/LOS ANGELES (17 de agosto de 2021) — Unidas pela expectativa de um futuro mais sustentável para o setor automotivo, a Fisker Inc. (NYSE: FSR, “Fisker”), criadora de soluções em mobilidade avançada e dos veículos elétricos mais ecológicos do mundo, e a Bridgestone anunciam uma nova parceria para o fornecimento de pneus para o Ocean, o SUV 100% elétrico da Fisker.

O Fisker Ocean terá seu lançamento mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles de 2021. A produção será iniciada em 17 de novembro de 2022. O veículo se destaca pelo amplo uso de materiais reciclados, incluindo interior sem matérias-primas de origem animal, e contará com um teto solar fotovoltaico opcional. O Fisker Ocean utilizará os pneus Potenza Sport para os veículos vendidos na Europa e modelos selecionados vendidos na América do Norte. O modelo, feito sob medida, oferece uma experiência inigualável, com mais conforto ao dirigir e estabilidade de manobra. Seu design, com baixa resistência ao rolamento, assegura uma maior duração da bateria do Ocean, já que os pneus precisam de menos potência para rodar.

Esse desenvolvimento sob medida marca a primeira vez que os pneus Potenza Sport da Bridgestone - modelo esportivo premium de alta performance da companhia - são combinados à tecnologia ENLITEN, revolucionária e sustentável. Em média, ela reduz a resistência do pneu ao rolamento em mais de 30% e seu peso em mais de 20%.1 Isso equivale a uma redução de mais de 2kg de matérias-primas utilizadas para produzir cada unidade, um benefício ambiental do uso de recursos e gestão do ciclo de vida do pneu. 

A utilização da tecnologia ENLITEN é fundamental para assegurar que os pneus do Ocean tenham baixa resistência ao rolamento, e ainda ofereçam uma experiência de dirigir mais dinâmica e estável, por meio do design esportivo da linha Potenza.

Para a América do Norte, a Bridgestone também oferecerá os pneus Alenza Sport, que com um design exclusivo, poderão ser utilizados durante todas as estações do ano. Construídos com componentes de última geração, o modelo permite uma melhor performance de frenagem em superfícies secas, melhor controle em piso molhado e menor resistência ao rolamento, para que os motoristas aproveitem todos os recursos de desempenho do Fisker Ocean.

Os pneus exclusivos desenvolvidos para o Ocean se beneficiarão da tecnologia inovadora de desenvolvimento virtual de pneus da Bridgestone, que permite prever o desempenho deles com maior precisão, sem a necessidade de produzi-los ou testá-los fisicamente durante a primeira parte do processo de desenvolvimento do produto. A concepção virtual de pneus torna esse processo mais sustentável, eficiente, preciso e flexível, diminuindo o consumo de matérias-primas e de emissão de CO2 em aproximadamente 60%, além de reduzir o tempo de desenvolvimento do produto e acelerar a chegada ao mercado em até 50%. O uso planificado da tecnologia no projeto apoia o objetivo da Fisker de transformar o Ocean no veículo mais sustentável do mundo.

 

Derrubando barreiras para um futuro elétrico

Na busca pelo pneu ideal, a Fisker selecionou a Bridgestone como uma empresa parceira, que compartilha sua visão de sustentabilidade, e que vem investindo em toda a sua cadeia de valor – da área de P&D ao desenvolvimento do produto, da manufatura ao varejo – com o objetivo de diminuir seu impacto ambiental. Um exemplo é o fato de 100% da eletricidade utilizada nas instalações da Bridgestone localizadas na Europa, provêm de fontes renováveis. Esse processo ocorre inclusive no Centro Europeu de P&D na Itália, onde os pneus do Ocean foram desenvolvidos, e na planta Poznan, na Polônia, onde serão produzidos. Da mesma forma, o Fisker Ocean será produzido nas instalações livres de CO2 da Magna Steyr, em Graz, na Áustria.

Além disso, a Fisker e a Bridgestone são parceiras com objetivo de transformar seus negócios, promovendo a adoção dos carros elétricos. Como pioneira em pneus premium, tecnologia em pneus e soluções de mobilidade para frotas dedicadas a carros elétricos, a companhia contribui para o desenvolvimento de uma rede de serviços e um mercado varejista de carros elétricos, colaborando com uma mobilidade elétrica mais eficiente e acessível a todos os motoristas. 

“Na Bridgestone, consideramos que os carros elétricos são uma excelente oportunidade para atingir a neutralidade de carbono até 2050 e tornar o setor de mobilidade mais sustentável e ecológico”, declarou Laurent Dartoux, Presidente e CEO da Bridgestone EMIA. “Ainda existem muitas barreiras a serem derrubadas para alcançar um futuro totalmente elétrico. E a Fisker, assim como a Bridgestone, está trabalhando para mudar esse cenário. Não apenas criando carros elétricos mais acessíveis: desde o princípio, a Fisker mostrou seu compromisso com a sustentabilidade, o que apoiamos totalmente. É maravilhoso poder unir os objetivos que compartilhamos e trabalharmos juntos para alcançá-los.”

“Estamos muito felizes de trabalhar com a Bridgestone que compartilha nossos valores. e que fornecerá os pneus com design premium que são a combinação perfeita para o Ocean”, afirmou Henrik Fisker, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Fisker. “Temos o objetivo de construir o SUV mais sustentável e líder da categoria em direção, alcance e controle, e a Bridgestone terá um papel fundamental para alcançá-lo. Esperamos continuar trabalhando em parceria, colaborando para a engenharia de desempenho e para o desenvolvimento técnico dos pneus.”

 

1 Com base em dados internos da Bridgestone, comparando pneus premium de verão do mesmo tamanho com e sem a tecnologia ENLITEN (92Y 225/40R18 XL).  A Fisker utilizará somente pneus aro R20 e R22.

 

Sobre a Bridgestone na Europa, Rússia, Oriente Médio, Índia e África:
A Bridgestone na Europa, Rússia, Oriente Médio, Índia e África (BSEMIA), com sede em Zaventem (Bélgica), é uma subsidiária da Bridgestone Corporation. Além de seus produtos de pneus premium, a BSEMIA oferece um portfólio crescente de soluções centradas em pneus e de mobilidade, e atende seus clientes em uma extensa rede de varejo com milhares de pontos de contato. 

Para mais informações sobre a Bridgestone EMIA, acesse www.bridgestone-emia.com e www.bridgestonenewsroom.eu. Siga em Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.