Experiência da Bridgestone em pneus e borracha viabiliza o acesso de ônibus sem barreiras na Vila de Atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020

Compartilhar

São Paulo, 25 de setembro de 2019 – A Bridgestone Corporation (Bridgestone), maior fabricante de pneus do mundo e parceira oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no fornecimento de pneus, anunciou hoje que sua vasta experiência em materiais e pneus ajudou a produzir uma nova solução que eliminará os obstáculos ao acesso dos ônibus na Vila dos Atletas recém-construída para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.

Aproveitando seu conhecimento em borracha e pneus para ônibus comerciais, a Bridgestone está trabalhando com um grupo de cooperação no Japão para desenvolver um novo design de meio-fio que permitirá que os ônibus se aproximem mais da guia. Esse design inclui uma curva especialmente desenvolvida que interage mais suavemente com a forma do pneu, diminuindo o desgaste lateral e a vibração. Ele também pode ser personalizado para se adaptar a tamanhos de veículos e pneus comuns que acessam partes específicas do meio-fio. O resultado é um espaço significativamente menor entre a guia e a entrada do ônibus, o que proporciona mais facilidade e segurança no embarque e desembarque dos passageiros, especialmente no caso de usuários de cadeiras de rodas, pessoas com carrinhos de bebês e idosos.

O novo sistema de embarque sem obstáculos foi introduzido inicialmente em Okayama, no Japão, em junho de 2019 e agora está sendo adotado pelo Governo Metropolitano de Tóquio. A primeira instalação em Tóquio será concluída em fevereiro de 2020 na Vila Olímpica e Paralímpica de Tóquio 2020. A instalação compreenderá quase 395 metros de meio-fio projetado para acomodar uma variedade de tamanhos de veículos e pneus. A Bridgestone continua trabalhando com o Governo Metropolitano de Tóquio e com outras áreas metropolitanos para identificar locais futuros para instalação da nova solução a fim de beneficiar as pessoas no Japão depois de Tóquio 2020.

PneuBus

“A Bridgestone foi fundada com uma missão de servir à sociedade, e nós concretizamos isso todos os dias por meio de nossos esforços para melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas”, afirma Masaaki Tsuya, Presidente do Conselho de Administração, CEO e Representative Executive Officer da Bridgestone Corporation. “Alguns dos principais especialistas em ciência da borracha e pneus do mundo inteiro estão comprometidos em resolver as necessidades e os desafios que surgem em um mundo em constante movimento. Por meio de projetos como esse, estamos concentrados em utilizar nosso vasto conhecimento para ajudar a criar soluções avançadas que removam obstáculos e aumentem a acessibilidade para todas as pessoas, tanto no transporte público como em outros âmbitos.”

Bus steps

 

Para o projeto, a Bridgestone não fabrica nem vende os produtos, mas tem sido responsável pelo design, teste e verificação iniciais como parte de uma cooperação com a Yokohama National University, a Japan Transportation Planning Association e a Advance Co., Ltd.

Como o único Parceiro Olímpico e Paralímpico Mundial com sede global na cidade-sede, a Bridgestone tem orgulho de fornecer seus produtos, serviços, soluções e tecnologias avançadas para aprimorar a experiência dos Jogos de Tóquio 2020 para pessoas com todos os tipos de habilidades. Para a Bridgestone, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 representam um dos vários momentos marcantes em que terá a oportunidade de demonstrar seus novos conceitos de tecnologia líder do setor e a transformação contínua que vem promovendo para se tornar uma empresa realmente global. Nos próximos meses, a empresa fará outros anúncios para detalhar mais concretamente suas contribuições para Tóquio 2020 e mais além.

Para mais informações, acesse https://www.bridgestone.com/responsibilities/mobility/.