Agência de Ciência e Tecnologia do Japão anuncia projeto ampliado de pesquisa e desenvolvimento para apoiar os sistemas de carregamento sem fio para veículos elétricos

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Programa liderado pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão ajudará a contribuir para a criação de uma sociedade de baixo carbono por meio da redução de emissões de CO2.

 

São Paulo, 30 de setembro de 2019 - O Laboratório Fujimoto da Pós-Graduação em Ciências da Fronteira da Universidade de Tóquio, NSK Ltd. e a Bridgestone Corporation anunciaram recentemente a expansão de um programa conjunto de pesquisa e desenvolvimento para criação futura, liderado pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST). A NSK e a Bridgestone integram o projeto desde o ano passado e os esforços ampliados incluem um novo acordo sobre o manuseio de patentes básicas resultantes do projeto e um compromisso de desenvolver sistemas práticos de carregamento sem fio para motores na roda instalados em veículos elétricos (VEs).

O projeto visa criar tecnologias revolucionárias baseadas em novas ideias e avanços científicos para contribuir para a criação de uma sociedade mais sustentável que emita quantidades mínimas de CO2. A fase atual do projeto iniciou em 2018 e está prevista para acontecer até 2022, sob o tema de pesquisa JST, que aborda a necessidade global de realizar uma sociedade de baixo carbono.

Do total de emissões de CO2 do Japão (1.227 milhões de toneladas por ano), 15% (184,5 milhões de toneladas por ano) são atribuíveis aos automóveis. Os fabricantes de veículos em todo o mundo vêm promovendo o desenvolvimento e a adoção de VEs em resposta a essa tendência e a Europa deverá lançar regulamentos sobre as emissões de CO2 dos automóveis em 2020*1. Dadas essas tendências e a demanda antecipada de veículos elétricos, é possível que ocorra uma escassez de baterias para veículos elétricos em um futuro próximo. O projeto do JST procura desenvolver novas tecnologias que garantam distância de condução suficiente para VEs com menos baterias, instalando motores dentro das rodas de VEs que são capazes de receber energia elétrica diretamente das estradas ao dirigir ou parar. Se realizado, esse sistema resolveria a falta de bateria no futuro, além de ajudar a reduzir o peso dos VEs.

 

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Imagem conceitual dos VEs recebendo energia elétrica das estradas enquanto dirige (Fonte: Materiais do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento JST para Criação Futura)

Neste projeto de pesquisa e desenvolvimento, a Universidade de Tóquio é responsável pela formulação e interação do conceito de carregamento sem fio em movimento para motores na roda, bem como pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias fundamentais. A NSK supervisionará o desenvolvimento de motores de roda que são mais facilmente incorporados nos veículos, utilizando tecnologias cultivadas em projetos de motores de roda anteriores. Eles também explorarão possíveis métodos de instalação da infraestrutura de carregamento sem fio necessária na sociedade. A Bridgestone liderará o processo de desenvolvimento de pneus para promover o fornecimento altamente eficiente de eletricidade a motores de roda durante o carregamento pela tecnologia do material para pneus.

O cronograma futuro deste projeto inclui o design, prototipagem e verificação de motores nas rodas e, eventualmente, a produção de veículos equipados com motores. Até 2022, o projeto visa testar esse sistema em veículos equipados com pneus recém-desenvolvidos. À medida que uma ampla gama de contribuições de organizações e empresas é incorporada a esse sistema, a equipe do projeto avançará no desenvolvimento, visando uma transição para a fase de testes de verificação até 2025.

A Universidade de Tóquio, a NSK e a Bridgestone concordaram em deixar em aberto os direitos básicos de patente associados a este projeto. Consequentemente, será estabelecida uma estrutura de propriedade intelectual que as empresas e organizações aprovadas pelo comitê diretor do projeto poderão usar tecnologias protegidas por direitos sem licença. O acesso a essas tecnologias facilitará a inoação aberta que vai além dos limites do atual projeto conjunto de pesquisa. Por meio desse projeto, a Universidade de Tóquio, a NSK e a Bridgestone pretendem contribuir para a criação de uma sociedade de mobilidade sustentável, promovendo a inovação e integrando tecnologias para melhorar a maneira como as pessoas e os bens se movem.

 

*1 Fonte: Plano de P&D baseado no principal tema de pesquisa do JST de “Realização de uma sociedade de baixo carbono por meio de tecnologias revolucionárias”